Saiba do que é feita a calabresa
Saiba do que é feita a Linguiça Calabresa
24/01/2023
Salame Italiano, Milano, Hamburguês e pepperoni_conheça as diferenças
Salame Italiano, Milano, Hamburguês e Pepperoni: conheça as diferenças
27/01/2023

Saiba o que é a Linguiça Blumenau

Um patrimônio cultural, a Linguiça Blumenau tem bastante história. Ela foi criada por imigrantes alemães no sul do Brasil, conquistando o coração de diversas pessoas no país.

É um tipo de embutido muito conhecido e apreciado por seu sabor picante e muito saboroso. Atualmente está presente em variados pratos brasileiros.

Já deu água na boca? Calma que isso é só o começo. Saiba mais sobre o assunto lendo o conteúdo que trouxemos hoje para você!

Como surgiu a Linguiça Blumenau?

A Linguiça Blumenau surgiu no Estado brasileiro de Santa Catarina, no sul do país, em um distrito antigo chamado Pomerode, dentro da cidade conhecida justamente como Blumenau.

Essa especiaria foi criada no final do século XIX, por imigrantes alemães que foram morar na região. Essas pessoas uniram o que sabiam de mais delicioso de sua terra origem para mixar às tradições culinárias brasileiras.

Tiveram que adaptar suas ideias às condições locais, fazendo o uso de ingredientes e temperos tipicamente brasileiros, disponíveis na região.

Como é feita a Linguiça Blumenau?

Esse tipo de linguiça é feita de carne suína, a de porco, e bem temperada com pimenta, alho e outros. Foi adicionado o processo de defumação para ajudar a preservar a carne e proporcionar um sabor ainda melhor e único.

Foi uma linguiça que se tornou popular de forma muito rápida, principalmente por seu sabor marcante que agradou os diversos paladares dos moradores locais.

Atualmente esse tipo de carne é conhecido como um prato típico da região de Blumenau. Então, quem visita o lugar não pode deixar de experimentar essa iguaria.

É feita a partir de carne de porco e temperos. Geralmente é defumada antes de ser vendida, agradando os mais diversos gostos.

Nos dias de hoje, a Linguiça Blumenau é fabricada e comercializada por diversas empresas, sendo considerada um dos principais produtos da culinária do estado de Santa Catarina.

De toda forma, apesar de ser feita em diferentes indústrias, ela também está sendo bastante valorizada sendo produzida por pessoas “comuns”, ou seja, aquelas pessoas que produzem o embutido de forma natural, sem processos químicos.

Geralmente esse processo mais caseiro de fazer a linguiça é conhecido como artesanal, dando um toque especial e único para quem aprecia esse tipo de carne.

Como surgiu a Linguiça Blumenau?

Linguiça Blumenau artesanal

A Linguiça Blumenau artesanal ganhou bastante fama, principalmente por proporcionar menos riscos à saúde das pessoas, já que não passa por processos químicos e conservantes prejudiciais ao ser humano.

Geralmente a linguiça que compramos em supermercados recebem alguns conservantes mais “fortes” para que a carne seja conservada por mais tempo.

Quando você busca um estabelecimento responsável que trabalha com o modelo artesanal, é garantia de que você irá apreciar algo ainda mais saboroso e picante.

Em churrascos, por exemplo, esse tipo de linguiça faz a diferença, principalmente quando é defumada, um processo no qual a carne ganha muito mais sabor e suculência.

Como a linguiça Blumenau é preparada?

Esse tipo de embutido é preparado a partir de carne suína moída, misturada com temperos e especiarias, como alho, pimenta, noz-moscada e muitos outros.

A mistura, então, é embalada em tripas de porco e é deixada para descansar por um período de tempo. Depois disso, a linguiça é defumada, uma forma de preservá-la por mais tempo e também para oferecer um um sabor ainda mais marcante.

É interessante entender que algumas variedades de Linguiça Blumenau podem ser cozidas antes mesmo de serem defumadas, enquanto outras podem ser defumadas antes de serem cozidas. Em muitos casos, as pessoas preferem cozinhar a linguiça antes de comê-la, geralmente assando ou grelhando ela.

Além de estar muito presente em churrascos, esse tipo de linguiça compõe pratos diversos como sopas, ensopados e muitos outros, forme a criatividade do profissional.

Como a linguiça Blumenau é preparada?

Quais são os principais tipos de Linguiça Blumenau?

Existem vários tipos diferentes de Linguiça Blumenau, algumas variações em seu preparo e demais detalhes que tornam cada um especial. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Linguiça Blumenau Defumada

A forma mais comum da Linguiça Blumenau é a defumada, feita com carne suína moída, temperos e especiarias, que é defumada antes de ser comercializada.

Ela costuma ser conhecida por seu sabor picante e marcante, é amplamente utilizada na culinária brasileira, agradando diferentes tipos de pessoas.

  • Linguiça Blumenau Cozida

Como mencionamos no tópico anterior, há muitas pessoas que preferem cozinhar a Linguiça Blumenau, antes de levá-la ao processo de defumação. Isso faz com que ela se torne mais macia e com um gosto mais suave, sem tanta pimenta.

Neste caso, ela costuma ser usada em receitas mais caseiras e é menos comum do que a linguiça defumada. Excelente para um almoço de família e amigos.

  • Linguiça Blumenau Artesanal

A Linguiça Blumenau Artesanal tem ganhado cada vez mais o coração dos brasileiros, devido proporcionar um gosto ainda melhor do que as industrializadas.

A artesanal é, geralmente, produzida por pequenos fabricantes, podendo conter ingredientes e temperos adicionais, como ervas frescas e cebola.

Neste caso ela pode ser defumada ou cozida, podendo oferecer um sabor ainda mais intenso do que a linguiça comercial.

Quais são os principais tipos de Linguiça Blumenau?
  • Linguiça Blumenau defumada sem conservantes

Como o próprio nome diz, é a linguiça sem conservantes, é uma opção mais saudável. Ela é feita com ingredientes naturais, com carne de qualidade, especiarias e ervas.

Há ainda diferentes variedades no processo de produção da Linguiça Blumenau como é o caso dos tipos apimentados ou mais suaves nos temperos. Tudo vai depender da maneira em que o fabricante prefere manipular o alimento e sua forma de preparo.

Existem ainda outros tipos de Linguiça Blumenau, como é o caso da: linguiça de frango, de peru, peixe etc. Cada variedade pode ter um sabor e textura únicos, dependendo dos ingredientes e métodos de preparo utilizados.

Onde encontrar Linguiça Blumenau de qualidade?

Na B12 Charcutaria, você encontra uma Linguiça Blumenau de extrema qualidade e sabor. A equipe trabalha com carnes defumados preparadas com bastante cuidado e higiene, pensando em agradar o cliente no sabor da carne e também em seus benefícios nutricionais.

Aqui na B12 Charcutaria você encontra carne de qualidade, defumadas com lenhas frutíferas que trazem ainda mais sabor aos pratos.

Nossas carnes são preparadas com bastante tempo e paciência, para adquirir o melhor resultado no efeito da defumação, sempre com temperos frescos que pesquisamos com detalhes, realizando testes até definir e preparar os melhores.

Conheça nosso espaço e venha saborear a melhor linguiça da região, além de outros tipos de carnes defumadas de primeira qualidade.

Compre conosco!