Saiba o que é a Linguiça Blumenau
Saiba o que é a Linguiça Blumenau
26/01/2023
Salame Artesanal: Uma Tradição Culinária
23/06/2023

Salame Italiano, Milano, Hamburguês e Pepperoni: conheça as diferenças

Os salames italiano, hamburguês, milano e salaminho são frios de grande destaque em uma mesa ou tábua de frios. Geralmente são consumidos fatiados.

Eles também protagonizam recheios de sanduíches bem trabalhados, pizzas e receitas diversas. Certamente você já experimentou algum desses.

Mas será que você conhece a diferença entre eles? Veja a seguir e conheça os variados tipos de salame.

Onde comprar Salames Artesanais em Goiânia

A B12 Charcutaria é especialista em produzir Salames Artesanais. Salames são perfeitos para suas tábuas de frios ou para comer com os amigos acompanhando sua bebida favorita. Nossos Salames são maturados em câmara de maturação em controle de temperatura e umidade por pelo menos 50 dias. Compre salames produzidos utilizando técnicas italianas milenares.

Salame Italiano é o mais comum no Brasil

O salame italiano é o mais popular no Brasil. Ele é feito de carne bovina e suína, coentro, noz-moscada e alho. Sua maturação costuma ser lenta, em torno de 45 dias. 

Para acompanhar sempre tem um bom vinho, podendo ser o vinho branco, por exemplo, que torna a degustação ainda melhor.

Salame Italiano é o mais comum no Brasil

Salame Hamburguês tem origem alemã

O tipo Hamburguês é parecido com o salame italiano, porém com maior diâmetro de tripa e a gordura é menor, se misturando mais com a carne.

É feito de carne bovina e suína, diâmetro maior, pimenta preta, levemente defumado, cravo, coentro. Sua maturação costumar ocorrer com mais de 60 dias.

O tipo hamburguês é uma receita trazida pelos imigrantes alemães, que chegaram ao Brasil principalmente na região sul do país.

Ele segue a receita tradicional dos salames alemães, neste caso a receita da cidade de Hamburgo.

Esses embutidos na Alemanha, diferentemente da Itália, são frequentemente defumados antes de passarem pelo processo de dessecagem/cura/maturação, que é a perda de peso e ganho de aromas e sabores pela exposição prolongada ao tempo.

Salame Milano tem origem na Itália, com 100% de carne suína

Já o tipo Milano possui origem na Itália. Ele é feito somente de carne suína, especialmente pernil e paleta. É de costume utilizar vinho na maturação, que dura em torno de 45 dias.

É um tipo de embutido que recebe uma condimentação que destaca o sabor apimentado, de noz moscada e coentro. Tem distribuição mais homogênea da carne e da gordura.

Salame Hamburguês tem origem alemã

Pepperoni é uma criação ítalo-americana

Por fim, os conhecidos Pepperonis são descendentes dos salames apimentados italianos, tais como o picante napolitano do salsiccia, uma salsicha de carne de porco seca picante de Nápoles.

A palavra “Pepperoni” deriva de peperoni, o plural italiano de peperone. No entanto, em italiano peperone designa o pimentão. Enquanto que para designar pepperoni se usa “salame” ou “salaminho piccante”.

A pizza de “peperoni” requisitada na Itália é frequentemente uma surpresa não bem-vinda para turistas. A equivalente à pizza de pepperoni é na Itália designada por “pizza alla diavola”.

É um tipo de salame mais apimentado. É lentamente maturado e apimentado, sendo feita com páprica picante e apresentando um sabor intenso. É uma criação italo-americana. Hoje, quando se fala em pepperoni, é de costume lembrar mais de pizza.

Já o salaminho também pode ser feito com carnes bovina e suína e costuma ter sabor mais suave e espessura menor do que o modelo italiano. A maturação do Salaminho Seara Gourmet, por exemplo, dura 20 dias e sua receita é italiana.

Saiba como harmonizar cada tipo de salame com queijos e vinhos

A harmonização de salames com vinho traz um sabor muito especial para os apreciadores de tais alimentos e bebidas. Veja alguns detalhes a seguir:

  • Hamburguês: Por ser defumado e ter pimenta preta em grãos, o tipo hamburguês é aromático e combina com vinhos brancos leves. Combina ainda com frutas cítricas já que a acidez das frutas e a gordura do salame se equilibra no paladar. Os queijos gouda, brie e de cabra funcionam muito bem com os eles.
  • Italiano: o salame italiano pede um vinho com boa acidez, e os espumantes também harmonizam com o sabor desse produto. Combinam com frutas cítricas já que a acidez das frutas e a gordura do salame se equilibra no paladar. Os queijos gouda, brie e de cabra funcionam muito bem com os eles.
Saiba como harmonizar cada tipo de salame com queijos e vinhos

Onde encontrar salames de qualidade?

Na B12 Charcutaria, você encontra salames de extrema qualidade e sabor. A equipe trabalha com carnes defumados preparadas com bastante cuidado e higiene, pensando em agradar o cliente no sabor da carne e também em seus benefícios nutricionais.

Aqui na B12 Charcutaria você encontra carne de qualidade, defumadas com lenhas frutíferas que trazem ainda mais sabor aos pratos.

Nossas carnes são preparadas com bastante tempo e paciência, para adquirir o melhor resultado no efeito da defumação, sempre com temperos frescos que pesquisamos com detalhes, realizando testes até definir e preparar os melhores.

Conheça nosso espaço e venha saborear as melhores carnes artesanais da região.

Compre conosco!