guanciale italiano
As 10 Melhores Receitas com Guanciale
19/01/2023
Saiba o que é a Linguiça Blumenau
Saiba o que é a Linguiça Blumenau
26/01/2023

Saiba do que é feita a Linguiça Calabresa

Do que é feita a Linguiça calabresa? Essa é uma pergunta frequente e que podemos resumir em “carne de porco e temperos”. Apesar de ser feita, à princípio, de forma simples, é preciso ter todo um cuidado em seu preparo.

A calabresa é uma especiaria antiga e querida por muitas pessoas até os dias de hoje. Ela está presente em diversos tipos de pratos da culinária brasileira e também de muitos outros países.

Possui origem brasileira, fácil de ser encontrada, estando presente em mercados, açougues e lojas especializadas. Em pizzas, por exemplo, ela se destaca já que oferece um sabor muito gostoso e especial. Inclusive, a pizza de Linguiça calabresa é uma das queridinhas do povo brasileiro.

Veja mais sobre o assunto lendo o conteúdo abaixo!

Afinal, do que é feita a Linguiça calabresa?

Mas afinal, do que é feita a Linguiça calabresa mesmo? Ela é feita da mistura de carne de porco com temperos específicos como o alho, pimenta, cebolo e noz-moscada.

Os ingredientes variam de acordo com os profissionais que a preparam, tipo de técnica que utilizam e qual é o sabor que desejam dar ao alimento.

Seu processo de fabricação inclui misturar a carne com os temperos, embutir esses ingredientes em tripas de porco e defumar ou colocar em outro processo de preparo final.

A carne utilizada para o preparo da Linguiça calabresa costuma ser a carne de porco magra e gorda em proporções específicas. Também são usados temperos, que já mencionamos, para dar sabor e aroma.

Há alguns profissionais/fabricantes de Linguiça calabresa que costumam adicionar vinho, açúcar e outros ingredientes. Quando ela passa pelo processo de defumação, por exemplo, ela ganha uma cor e sabor diferentes das demais.

Ela pode ser frita, cozida, defumada etc. Há várias formas de preparar esse tipo de carne. Tudo vai depender da preferência de quem deseja degustar essa especiaria.

Além de ser bastante utiliza em pizzas, a Linguiça calabresa também está presente no preparo de alguns tipos de macarrão, sanduíches, lasanhas e muitos outros.

É possível encontrar a Linguiça calabresa em diferentes formatos, como em rodelas ou em pedaços. Experimente as opções existentes, confira do que é feita a calabresa em cada lugar e veja qual é a sua preferida.

Linguiça Calabresa Artesanal

Quando a Linguiça Calabresa surgiu?

Não há registros exatos sobre a origem e data em que surgiu a Linguiça Calabresa. Contudo, o que mais se fala é que ela surgiu aqui no Brasil, sendo produzida por uma família de imigrantes italianos que moravam em São Paulo.

Ela possui o nome de “Linguiça Calabresa”, remetendo à região da Calábria, na Itália, no qual houve os primeiros indícios dessa especiaria.

É interessante saber que a região da Calábria fica situada no sul da Itália e sua culinária tem influência grega, árabe, normanda e espanhola, tendo como destaque sua produção de linguiças que é bastante antiga.

Estudos apontam que a Linguiça Calabresa surgiu por volta do século XIX, embora seja possível que ela tenha sido produzida e consumida antes desse período.

Linguiça Calabresa combina com quais acompanhamentos?

Além de saber do que é feita a Linguiça Calabresa é interessante saber que ela combina bem com diferentes tipos de acompanhamentos. Algumas opções são:

  • Pães: a Linguiça Calabresa cai muito bem com variados tipos de pães, alguns exemplos são: pães de forma, baguette ou ciabatta. Pode ser usada em sanduíches, como o famoso “sanduíche de calabresa” (feito com pão italiano e outros ingredientes, como alface, tomate, queijo e cebola);
  • Massas: está presente com frequência em pizzas, mas pode ainda ser usada como ingrediente em receitas de lasanhas, macarrão com queijo, ravióli etc.
  • Arroz: a Linguiça Calabresa também pode ser usada como ingrediente em receitas de arroz, como um arroz com ervilhas, arroz à piamontese, arroz com mandioca em um churrasco e muito mais.
  • Legumes: também combina muito bem com legumes assados ou refogados como, por exemplo, abobrinhas, berinjelas, tomates e pimentão.
Linguiça Calabresa Artesanal B12

Conheça os tipos de Linguiças Calabresa existentes

Além de saber do que é feita a Linguiça Calabresa também é interessante conhecer os diferentes tipos existentes. Dessa forma, ao chegar em um estabelecimento, você já vai saber qual é a sua preferida e fazer o pedido de acordo com o seu gosto. Veja abaixo os detalhes de cada uma:

  • Linguiça Calabresa Artesanal

Do que é feita a Linguiça Calabresa artesanal? Essa opção tem feito bastante fama atualmente e com razão, ela é feita de forma manual e cuidadosa, com ingredientes naturais e de qualidade.

Se comparada às linguiças industriais, vendidas em mercado, as artesanal é muito mais saudável já que não possui conservantes em sua formulação e outros ingredientes maléficos à saúde.

  • Linguiça Calabresa Defumada

A Linguiça Calabresa Defumada diz respeito mais ao processo de cura da carne; uma forma de deixá-la ainda mais cheirosa, gostosa e suculenta.

O processo de defumação faz com que a carne fique horas e horas sendo preparada, pegando um gosto especial e forte de vindos da fumaça de galhos frutíferos e específicos.

  • Linguiça Calabresa Fresca

A Linguiça Calabresa Fresca é, como o próprio nome sugere, uma versão mais fresca da carne, ou seja, que possui um sabor mais suave e menos defumado.

Há ainda variações de Linguiças Calabresa caseiras, de acordo com os Estados brasileiros, alguns exemplos são: Linguiça Calabresa Mineira, Linguiça Calabresa Paulista e a Linguiça Calabresa Gaúcha.

Linguiça Calabresa Artesanal Charcutaria

Onde encontrar Linguiça Calabresa de qualidade?

Agora que você já sabe do que é feita a Linguiça Calabresa e suas variações de preparo, venha saborear uma Linguiça Calabresa artesanal de extrema qualidade e sabor aqui na B12 Charcutaria.

Aqui a equipe trabalha com carnes defumados preparadas com bastante cuidado e higiene, pensando em agradar o cliente no sabor da carne e também em seus benefícios nutricionais.

Na B12 Charcutaria você encontra carne de qualidade, defumadas com lenhas frutíferas que trazem ainda mais sabor aos pratos.

Nossas carnes são preparadas com bastante tempo e paciência, para adquirir o melhor resultado no efeito da defumação, sempre com temperos frescos que pesquisamos com detalhes, realizando testes até definir e preparar os melhores.

Conheça nosso espaço e venha saborear a melhor Linguiça Calabresa da região, além de outros tipos de carnes defumadas de primeira qualidade.

Compre conosco!