Já se foi a época em que todo mundo sentia a necessidade de comprar uma linguiça toscana já pronta do mercado ou açougue de carnes.
Com o tempo, o produto artesanal foi ganhando seu espaço e a atenção do público apreciador de carne.
Então, atualmente, mesmo que alguém não queira fazer, há muitos estabelecimentos que investem em linguiça toscana artesanal oferecendo um gosto bem diferenciado.
Linguiça toscana artesanal e suas combinações
A linguiça toscana artesanal é feita a partir de carne de porco, gordura e temperos especiais, cai bem com diversos outros tipos de alimentos, principalmente em almoços e churrascos, acompanhada de outros aperitivos e variadas bebidas. Ela fica uma delícia com:
- Cebola assada, como petisco;
- Junto a um bom macarrão;
- Junto de batata assada ou frita;
- Em hambúrgueres;
- Em pizzas e muitos outros.
A linguiça toscana artesanal cai muito bem com uma série de alimentos, sejam verduras, legumes, massas, grãos etc. Ela fica uma delícia com cebola, preparada na panela de pressão, e sendo servida junto a saladas, arroz ou em um sanduíche.
Com batatas assadas ou fritas, então, fica ainda mais gostosa, podendo temperar com azeite e temperos a gosto.
A linguiça toscana junto ao bacon é outra combinação muito gostosa e você pode ainda adicionar azeite, orégano, alecrim e muitos outros temperos que desejar.
Os vegetais, por exemplo, são opções excelentes para comer junto a linguiça toscana artesanal já que dão mais suculência, cor ao prato e sabor na mistura de comida. Uma excelente pedida é cozinhar os vegetais na frigideira e assar depois no forno, dando um sabor muito mais especial.
Pode usar ainda a linguiça junto ao pão francês, adicionando catupiry, tomate, queijo, molhos e o que mais lhe agradar.
Viu só? Há diversas opções de alimentos que combinam com a linguiça toscana artesanal, basta ter criatividade e saber qual combinação é a sua preferida.
Muitos restaurantes e empresas já oferecem as diversas combinações que você pode experimentar e decidir qual é a sua preferida.
Conheça os principais tipos de linguiças
Existem diferentes tipos de linguiças e formas de preparo. Elas podem, por exemplo, serem assadas, fritas ou cozidas. Está presente em diversas ocasiões e em variados pratos.
É o alimento embutido mais consumido no Brasil, possuindo opções com carne bovina, suínas, caprinas e de aves. É feita basicamente com tripas, carne e temperos.
Há linguiças próprias para assar, principalmente para churrasco; aquelas curadas e defumadas com mais sabor; e as mais leves como as de frango.
- Linguiças para churrasco
As linguiças mais usadas para churrasco são as toscanas, feitas de carne suína. Elas são feitas apenas com carne de porco, gordura e temperos, sendo geralmente divididas em pequenos gomos de 10 cm. Costuma ter uma coloração mais vermelha ou rosada.
Para churrascos também são usadas com frequência as linguiças mistas, no qual envolve a mistura de carne de porco e de boi, no qual vemos pontos brancos e avermelhados, podendo ter um formato mais fino ou mais grosso.
- Linguiças defumadas e curadas
As carnes curadas e defumadas passam por um processo mais demorado sob efeito de fumaça e muitos temperos que as tornam ainda mais saborosas.
Geralmente são usadas as linguiças calabresas, principalmente para preparar pizzas, tábuas de frios e diversos tipos de pratos. É muito querida pelos consumidores e costumam possuir um valor mais alto.
Na linguiça calabresa costumam ser adicionados o sal, alho, pimenta calabresa e basicamente 90% de carne de porco e 10% de toucinho.
- Linguiças mais leves
Por fim, existem as linguiças mais leves, aquelas feitas de frango, que possuem menos gordura. São linguiças de coloração mais clara e textura mais macia. Também costumam ser mais finas.
Por que a linguiça toscana artesanal é diferente?
De forma mais simples, podemos dizer que a linguiça toscana artesanal é diferente justamente por ser feita com ingredientes naturais, mais saudáveis.
A linguiça toscana de mercado, por exemplo, industrializada conta com uma tripa artificial, podendo ser de colágeno reconstituído, celulose (tripa de hidrato de celulose e tripas fibrosas de hidrato de celulose) e sintéticas (poliamida, poliéster e cloreto de polivinilideno).
Então, podemos dizer que a linguiça toscana artesanal é muito mais saudável do que a linguiça industrializada, justamente por não passar pelos mesmos processos e ingredientes maléficos do segundo caso.
Onde encontrar uma boa linguiça toscana artesanal?
Se você busca comer uma linguiça toscana artesanal o melhor lugar para encontrar é na B12 Charcutaria.
A equipe é experiente no assunto e trabalha com processos saudáveis de preparação da carne defumada, utilizando ingredientes e temperos frescos. Venha conhecer!