Linguiça Toscana B12 Charcutaria
Linguiça Toscana Artesanal é Diferente
15/08/2022
Pastrami B12 Charcutaria Artesanal em Goiania
Saiba as Diferenças entre Pastrami e Rosbife
15/08/2022

Linguiça de Frango Artesanal, como é feita. Confira aqui!

Não é qualquer pessoa que consegue fazer uma linguiça de frango artesanal caprichada. É preciso preparo, experiência e uso dos ingredientes adequados para dar mais sabor ao alimento.

Apesar de ser uma carne fácil de ser feita, sendo muito macia, não é qualquer pessoa que consegue dar aquele gostinho especial para ela.

Veja algumas curiosidades, modos de preparo, os tipos de linguiças e suas combinações, cuidados no preparo e onde você encontra lugares que fazem a melhor linguiça de frango artesanal!

Breve história sobre a linguiça de frango

A linguiça de frango já existe há um bom tempo. Em resumo é um embutido de pedaços de carne, gordura, sal e diversos temperos. Ela faz parte de diversas refeições dos brasileiros e também de muitas outras culturas fora do país, como na Nova Inglaterra, Havaí, regiões dos Estados Unidos etc.

É muito versátil podendo ser cozida, preparada no forno, na brasa, churrasqueira e até mesmo na frigideira. Ela pode ainda ser servida no almoço, em um jantar ou até mesmo em lanches da tarde.

Antigamente a linguiça era feita toda de forma manual, na época dos primórdios, por exemplo, quem fazia eram os caçadores. Nesse tempo eles usavam o sal para manter os alimentos conservados, devido não existirem geladeiras.

Apesar da linguiça mais conhecida ser a toscana, feita com carne de porco, ao longo dos tempos foram surgindo mais opções feiras com carne de aves (como a de frango), as de carneiro, de bovinos, peixes e frutos do mar.

Ao longo dos tempos quem passou a preparar as linguiças foram as donas de casa, no meio rural. Elas colocavam este embutido para defumar sobre o fogão a lenha, uma forma de conservar o alimento.

Este processo de preparar a linguiça levava aproximadamente duas horas, além do processo de defumação que gastava cerca de 15 dias ou mais.

Hoje o processo é feito pelas indústrias usando máquinas e defumadores, e também pode ser feito manualmente por alguns trabalhadores que investem na linguiça de frango artesanal.

As linguiças feitas pelas indústrias são feitas de forma mais rápida e costumam possuir ingredientes mais fortes para conservar o embutido; diferente do que ocorre nas linguiças artesanais que levam ingredientes mais naturais e saudáveis.

Como fazer a linguiça de frango artesanal?

Como é preparada a linguiça de frango artesanal?

A linguiça, no geral, é preparada basicamente com uma pele (tripa/intestino de animais) que envolve a carne, essa pele é fervida e bem higienizada.

Geralmente, essa tripa para fazer a pele da linguiça é retirada de bovinos, suínos ou carneiros. Contudo, também podem ser usadas tripas artificiais, feitas de colágeno e celulose.

A linguiça de frango artesanal envolve mais ingredientes naturais, no qual podem ser adicionados queijos e muitos outros complementos para dar mais sabor ao alimento. Atualmente também é possível encontrar linguiças veganas e vegetarianas, para quem não come carne.

No geral, há várias formas de preparar a linguiça de frango artesanal, mas os ingredientes principais costumam ser:

  • Carne de frango moída;
  • Bacon;
  • Temperos a gosto;
  • Devido a carne de frango ser naturalmente seca, é importante adicionar uma fonte de gordura, podendo ser bacon ou toucinho de porco.

É importante sempre utilizar carnes bem geladas para fazer o preparo ideal. O processo ocorre basicamente assim:

É preciso misturar as carnes e temperos. A mistura deve descansar na geladeira por aproximadamente duas horas. Para finalizar é preciso encher a tripa e deixar a linguiça no refrigerador por cerca de 12 horas até o momento de assá-la ou fritá-la.

Conheça os tipos de linguiça e suas combinações

Existem diferentes tipos de linguiças e formas de preparo. Elas podem, por exemplo, serem assadas, fritas ou cozidas. Estão presentes em diversas ocasiões e em variados pratos.

É o alimento embutido mais consumido no Brasil, possuindo opções com carne bovina, suínas, caprinas e de aves. É feita basicamente com tripas, carne e temperos.

Há linguiças próprias para assar, principalmente para churrasco; aquelas curadas e defumadas com mais sabor; e as mais leves como as de frango.

  • Linguiças para churrasco

As linguiças mais usadas para churrasco são as toscanas, feitas de carne suína. Elas são feitas apenas com carne de porco, gordura e temperos, sendo geralmente divididas em pequenos gomos de 10 cm. Costuma ter uma coloração mais vermelha ou rosada.

Para churrascos também são usadas com frequência as linguiças mistas, no qual envolve a mistura de carne de porco e de boi, no qual vemos pontos brancos e avermelhados, podendo ter um formato mais fino ou mais grosso.

  • Linguiças defumadas e curadas

As carnes curadas e defumadas passam por um processo mais demorado sob efeito de fumaça e muitos temperos que as tornam ainda mais saborosas.

Geralmente são usadas as linguiças calabresas, principalmente para preparar pizzas, tábuas de frios e diversos tipos de pratos. É muito querida pelos consumidores e costumam possuir um valor mais alto.

Na linguiça calabresa costumam ser adicionados o sal, alho, pimenta calabresa e basicamente 90% de carne de porco e 10% de toucinho.

  • Linguiças mais leves

Por fim, existem as linguiças mais leves, aquelas feitas de frango, que possuem menos gordura. São linguiças de coloração mais clara e textura mais macia. Também costumam ser mais finas.

A linguiça de frango artesanal é uma das mais versáteis e que combina com diversos pratos. Geralmente é feita com os melhores cortes do frango, podendo adicionar ainda bacon ou queijo para torná-la ainda mais gostosa.

Cuidados no preparo da linguiça de frango artesanal

Sem dúvidas a linguiça de frango artesanal é muito mais saudável e apetitosa do que a industrializada. Contudo é preciso ser bem preparada, justamente para evitar infecções ou outros problemas de saúde.

Quando você for buscar um lugar que vende linguiça de frango artesanal atente-se a algumas questões como, por exemplo:

  • Profissionais que trabalham com matéria-prima fresca;
  • Equipamentos, máquinas, utensílios e espaço de trabalho bem higienizados.

Se você deseja apreciar uma deliciosa linguiça de frango artesanal busque empresas confiáveis com profissionais capacitados e experientes no assunto.

Aqui na B12 Charcutaria você encontra carnes de qualidade, defumadas com lenhas frutíferas que trazem ainda mais sabor aos pratos.

Nossa equipe trabalha com carnes defumados preparadas com bastante cuidado e higiene, pensando em agradar o cliente no sabor e também em seus benefícios nutricionais.

Aqui as carnes são preparadas com bastante tempo e paciência, para adquirir o melhor resultado no efeito da defumação, sempre com temperos frescos que pesquisamos com detalhes, realizando testes até definir e preparar os melhores.

Conheça nosso espaço e venha saborear a melhor linguiça de frango artesanal da região, além de outros tipos de carnes defumadas de primeira qualidade!

Onde encontrar a melhor linguiça de frango artesanal?