Pastrami B12 Charcutaria Artesanal em Goiania
Saiba as Diferenças entre Pastrami e Rosbife
15/08/2022
As 10 Melhores Receitas com Linguiça Blumenau
19/01/2023

Calabresa, uma linguiça criada no Brasil

A linguiça calabresa é um tipo de carne muito saborosa e famosa no Brasil. Foi criada em São Paulo, por uma família de imigrantes italianos.

É um tipo de linguiça que cai bem com diversos outros aperitivos como queijos, tomates, cebola, massas etc. Está sempre muito presente em pizzas brasileiras, agradando aos mais variados gostos e preferências das pessoas.

Veja um pouquinho da história e curiosidades desse tipo de linguiça tão apreciada em nossas terras brasileiras!

Como surgiu a calabresa?

A linguiça calabresa foi criada no bairro do Bixiga, no Estado de São Paulo. Ela foi uma invenção feita por imigrantes italianos que se inspiraram em alimentos embutidos da região de Calábria, na Itália.

Começou a ser produzida em casa, com carnes suínas criadas no próprio quintal da família, aqui no Brasil mesmo. Essa família também costumava vender as carnes para o seu orçamento doméstico.

É interessante entender que as linguiças, no geral, surgiram como uma necessidade de conservar as carnes que não poderiam ser consumidas por inteiro de uma só vez.

Então, as linguiças surgiram basicamente por conta da necessidade de conservar carnes. Quando falamos especificamente da linguiça calabresa, podemos dizer que ela é um tipo de carne condimentada, no qual pode ser misturada com pimenta calabresa.

As linguiças, no geral, surgiram há muitos anos, mencionadas inclusive na ‘Odisséia’ de Homero, um poema escrito no século IX a.C.

Há um bom tempo vem estando presente em coberturas de pizzas aqui no Brasil, inclusive nas tradicionais pizzas calabresas que são as queridinhas do povo brasileiro.

Como surgiu a calabresa?

Como a calabresa é produzida?

A calabresa é feita por uma mistura de carnes, ou seja, é o conhecido “embutido” de carne, no qual utilizam: carne picada, triturada ou em formato de massa, junto a alguns agregados de temperos, aditivos, aglutinantes e carnes embutidas em invólucros naturais e artificiais.

Esse tipo de linguiça pode ser cozida ou defumada, podendo ser consumida em sua forma quente ou fria, de acordo com a preferência da pessoa.

Conforme a Instrução Normativa N.º 4/2000 do Ministério da Agricultura, no Brasil, a linguiça calabresa é definida como um:

“produto obtido exclusivamente de carnes suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa submetidas ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional”.

Para produzir uma boa calabresa é preciso ter, no mínimo, os seguintes ingredientes:

  • Carne de pernil moída;
  • Copa lombo;
  • Sementes de erva doce;
  • Pimenta calabresa;
  • Alho;
  • Pimenta do reino;
  • Sal;
  • Canela.

Contudo, há muitos outros ingredientes que podem ser trocados ou acrescentados para dar um sabor diferenciado nessa especiaria.

Com certeza você já deve ter ouvido falar em calabresa defumada, um forma de preparo que oferece ainda mais sabor à esse tipo de carne. Vale experimentar!

Afinal, o que é calabresa?

Como você já percebeu, a calabresa é um tipo de linguiça, um embutido de carne. Ela pode ser encontrada com facilidade em supermercados e açougues de todo o país.

Funciona muito bem no almoço, janta e churrascos de família. Inclusive, encontramos ela na versão com pimenta e sem pimenta, atendendo os mais variados gostos.

Ela possui um sabor bem marcante, diferente das demais linguiças que encontramos no mercado. Ela cai bem com diversos alimentos como, por exemplo:

  • Arroz;
  • Caldos e sopas;
  • Feijoada;
  • Massas;
  • Molhos;
  • Pizzas;
  • Porções;
  • Tortas.

A calabresa acebolada também é um pedido recorrente em diversos restaurantes e bares brasileiros, pedida em porção ou junto à comida.

É importante saber que esse tipo de carne produzida para comercialização precisa seguir alguns cuidados presentes em uma legislação para que possa ser vendida de forma legal.

Principais tipos de calabresa

Existem no mercado diversos tipos de linguiça calabresa, as três principais que você vai encontrar com facilidade são essas abaixo:

  • Defumada;
  • Frescal;
  • De frango.

A defumada é uma das queridinhas, e talvez o tipo mais conhecido da linguiça calabresa. Ela passa por um processo de defumação, no qual a carne fica bastante tempo em contato com a fumaça, ganhando ainda mais sabor.

Se feita por especialistas e com temperos de qualidade, ela torna-se um aperitivo ainda mais gostoso.

A frescal, diferente da anterior, não passa pelo processo de defumação. Neste caso, ela possui um sabor mais suave. Ela costuma ficar em câmaras frias, como essas que vemos em supermercados.

Já a de frango, como o próprio nome sugere, é feita com frango, possuindo menos calorias e gorduras, com um sabor mais suave e muito usada como aperitivo.

Independente de qual seja a sua preferida, busque prepará-la da forma correta ou experimentar as opções em locais especializados, onde você encontra profissionais experientes no assunto e que oferecem carne de qualidade.

Principais tipos de calabresa

Onde encontrar calabresa de qualidade?

Na B12 Charcutaria, você encontra uma calabresa defumada de extrema qualidade e sabor. A equipe trabalha com carnes defumados preparadas com bastante cuidado e higiene, pensando em agradar o cliente no sabor da carne e também em seus benefícios nutricionais.

Aqui na B12 Charcutaria você encontra carne de qualidade, defumadas com lenhas frutíferas que trazem ainda mais sabor aos pratos.

Nossas carnes são preparadas com bastante tempo e paciência, para adquirir o melhor resultado no efeito da defumação, sempre com temperos frescos que pesquisamos com detalhes, realizando testes até definir e preparar os melhores.

Conheça nosso espaço e venha saborear a melhor calabresa da região, além de outros tipos de carnes defumadas de primeira qualidade.

Compre conosco!